Fundação Lar do Emigrante Português no Mundo

(2016-2020)

“Fundação Lar do Emigrante Português no Mundo” é um projeto fotográfico e de investigação realizado entre 2016 e 2020 em torno da Fundação Lar do Emigrante Português no Mundo, uma cidade-satélite projetada na década de 1980 numa área florestal no norte de Portugal. A instituição, visionada e parcialmente construída por um emigrante regressado da Venezuela, pretendia receber outros que, como ele, voltavam ao país. Porém, devido à megalomania da iniciativa privada e falta de financiamento, o empreendimento falhou. 

O complexo arquitetónico encontra-se abandonado e existem vestígios do habitual vandalismo, mas também de ocupação por grupos de extrema direita. O projeto reúne fotografias captadas ao longo dos últimos anos e documentos encontrados no local – fotografias, ilustrações, cartazes, projetos de arquitectura, correspondência -, bem como ‘still frames’ do documentário “Casa Portuguesa, Casa Estrangeirada: O Sonho do Emigrante” (RTP1, 1988), onde figurou uma entrevista ao mentor da fundação. É aliás, a evocação das aspirações desta personalidade a qual, nos dias de hoje, nos parece quixotiana, que serve de fio condutor ao ensaio visual. As imagens confrontam a documentação tornando evidente um processo de erosão que, além de afligir a matéria é da ordem do biográfico e ideológico. 

O diálogo iconográfico que se desenvolve pretende espoletar uma reflexão em torno da permeabilidade do conceito de Utopia e encerra uma ironia que parece ilustrar exemplarmente o escalar das crises sociais enfrentadas em numerosos países e que perigam, em particular, a integridade da União Europeia e dos seus pressupostos.

Texto de Vera Carmo

Impressão jato de tinta s/ papel Fine Art . Várias dimensões . Edição: 5+1AP

Ler mais